Aplicativo de viagens para mulheres começa a funcionar na Baixada
Ao todo já são cerca de 150 cidades no Brasil com a operação do app e mais de 1 milhão e meio de downloads. As cidades do Rio de Janeiro e Niterói estrearam o serviço em meados do ano passado e agora é a vez da Baixada. A embaixadora Bianca Daher comentou a iniciativa.
“Assédio, constrangimento e outros tipos de desrespeito acontecem e com mulheres no volante, essas possibilidades são ainda maiores. No Lady Driver, os homens até podem utilizar viajar, mas desde que estejam acompanhados da usuária titular da conta. Crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) podem utilizar nas viagens programadas no ‘Lady Kiddos’ e idosos com ‘Lady Care’, serviço especializado”, explicou.
A motorista Ana Lúcia Pontes, conhecida como a primeira mulher motorista de um outro app de transportes também conhecido no Estado foi uma das vítimas enquanto trabalhava. Ela contou que um passageiro de 29 anos tentou agarrá-la durante uma corrida.
“Um app de mulheres só para outras mulheres certamente nos deixa mais seguras. É estar de igual para igual quando se tem uma mulher no volante e outra como passageira. Já fui vítima de assédio e sofri 4 assaltos, mesmo assim não desisti da profissão. Eu sou solteira e única responsável pelas minhas contas. Não posso parar”, disse a motorista.
Um encontro realizado com as primeiras motoristas reuniu autoridades, dentre eles, o Especialista em Segurança Pública da UFF, Erivelton Lopes, que deu orientações sobre o quê e como as motoristas devem fazer em casos de riscos, como assaltos, a entrada em áreas com barricadas, situações de assédio e constrangimento, e informou sobre os canais de atendimento das polícias militar e civil. A Advogada e Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB de Belford Roxo, Dra. Silmaria Berriel, falou sobre as multas, recursos de trânsito e direitos que as motoristas devem estar atentas até mesmo na contratação de seguradoras em casos de roubos, na consultoria jurídica.
O treinamento também contou com outros parceiros como a Auto Car Evolution que trouxe temas como “Mecânica Rosa” e um pacote de benefícios para as motoristas cadastradas, como os descontos nas manutenções, compras de peças e suporte presencial prioritário nos serviços de mecânica. Já a contadora Patrícia Eugênio que deu dicas de como se cadastrar no MEI e obter descontos de até 30% para a compra de carros zero para a atividade de motorista e a Biomédica Marília Queiroz finalizou o treinamento dando dicas de beleza, autocuidado e saúde mental.
As motoristas interessadas poderão se inscrever para o processo de seleção pelo app Lady Driver Motoristas e precisarão atender a um critério detalhado de avaliações que vão desde as condições do carro de trabalho, ao comportamento pessoal. O app funciona para as usuárias nos sistemas Android e iOS. Já para as motoristas, até o momento somente pelo sistema Android.