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Onda tecnológica leva a emoção do surfe até os visitantes da Rio Innovation Week

Experiência proporcionada pelo eMuseu une história e atividades imersivas que agora estão disponíveis para quem quiser preservar acervos e divulgar ideias em espaços digitais ou físicos

Entre as várias novidades tecnológicas e de inovação apresentadas na edição 2023 da Rio Innovation Week, uma delas chamou a atenção ao levar a emoção da prática de esportes, entre eles, o surfe, para os visitantes da feira, que aconteceu no Píer Mauá, com encerramento nesta sexta-feira (6). Mais de 500 “surfistas” se aventuraram nas “ondas gigantes” do estande do eMuseu, projeto totalmente nacional que é referência no mundo quando o assunto é tecnologia do esporte. Durante o evento, a Gama Desenvolvimento e Treinamento, empresa gestora do eMuseu, anunciou sua expansão para atuação também na área cultural e o lançamento do Museu do Elevador, uma parceria com a Otis Elevadores Brasil.

“Através da tecnologia, conseguimos fazer com que a história seja acessível a todas as pessoas do mundo, pois temos versões em inglês, além da legendagem de vídeos e áudios, descrição e libras, contemplando também pessoas com deficiência. Com a digitalização desses acervos, que seriam perdidos, conseguimos preservá-los na nossa plataforma do emuseu.com.br. A importância do uso da tecnologia é conseguirmos catalogar tudo isso e distribuir de uma forma acessível. A tecnologia permite, ainda, experimentar novas sensações na prática, por meio dos simuladores, fazendo com que essa conexão tenha sentido para a vida das pessoas que podem vir a incluir essa nova experiência no seu dia a dia”, explica Bianca Gama, gestora do eMuseu.

E assim, o estande da empresa especializada em passeios virtuais em museus e práticas esportivas virtuais foi um dos destaques da edição deste ano no evento de tecnologia e inovação, em especial, o equipamento simulador de surfe, que teve fila de pessoas, que nunca haviam surfado antes, querendo experimentar a sensação em total segurança, a vários quilômetros de distância do mar. A imagem de uma pessoa com óculos de realidade virtual, em pé em uma prancha de verdade, aguçou a curiosidade de todos.

“Eu achei o espaço muito interessante. Eu não conhecia. Conheci aqui no Rio Innovation Week. Achei muito legal. Participei do surfe e é muito realista. Achei que estava lá no mar, surfando”, comemorou Bianca Oliveira, uma das surfistas virtuais, logo depois de deixar o “mar”.

Até quem está acostumado às emoções do surfe no mundo real, vibra com as oportunidades de levar a prática do esporte a quem nunca teve a sorte de entrar no mar.

“A importância de um projeto como o eMuseu é trazer a realidade do esporte para pessoas que nunca teriam condição de experimentar essa sensação. O surfe, que é um esporte que tem que ser praticado na praia e que, por essa e outras razões não é tão acessível para todas as realidades, agora chega a todos os lugares até para pessoas do interior do Brasil, onde não tem praia. Ter essa experiência é sensacional. O eMuseu é super completo e não traz só a experiência do esporte, mas também, a história de diversas modalidades, dos atletas, das conquistas. Realmente é sensacional”, afirmou o campeão mundial de Adept Surf, Davizinho Radical, que recebeu visitantes e distribuiu autógrafos no estande do eMuseu em dois dias do evento.

Quem não quis se aventurar nas manobras radicais do surfe, pode experimentar a disputa de uma luta de esgrima ou o tour virtual por mais de 30 galerias e exposições, que compõem o acervo do eMuseu do Esporte.

“Participar de um evento como o Rio Innovation Week é uma grande oportunidade para apresentar para todos como o eMuseu pode apoiar a criação de museus virtuais e físicos para pessoas ou instituições. Estamos lançando o eMuseu da Cultura, que amplia nossa área de atuação para além do esporte, com várias temáticas diferentes, como o Museu do Elevador”, explica Bianca Gama, que lançou na feira seu livro “Tecnologia e Inovações no Esporte”.

Outro projeto do eMuseu é uma carreta totalmente acessível e equipada com simuladores que rodam as cidades brasileiras. O objetivo é levar essas experiências para o maior número de pessoas, sempre com entrada gratuita.

Para quem ainda não conhece o projeto, é só acessar o eMuseu do Esporte no portal www.emuseudoesporte.com.br. E se quiser  saber o que fazer para ter seu próprio eMuseu, o caminho é buscar informações no www.emuseu.com.br, que explica como a tecnologia é usada para trazer para o presente e garantir que tenham futuro, histórias que compõem o passado de empresas, instituições indivíduos, agremiações e quem mais tiver um acervo interessante para compartilhar.

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