Geral

Maricaenses participaram da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Competição é destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, aplicou neste sábado (07/10) a prova da 2ª fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao todo, 475 estudantes maricaenses realizaram o exame no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí, e no Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro.  O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.

A competição nacional é dividida em três níveis: nível 1, são alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; nível 2, estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e nível 3, aqueles que cursam o Ensino Médio. Nesta etapa, a prova foi composta por seis questões discursivas e os alunos tiveram três horas para completá-las. Aos classificados, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A Obmep vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.  

Jovens promissores
 
Esperando ansiosa para fazer o exame no CEM Joana Benedicta Rangel, a estudante da Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura, em Itapeba, Kamila Vitória, de 11 anos, estava confiante. “Espero ganhar e obter uma ótima pontuação nessa etapa. Estudei bastante e, apesar de estar bem nervosa, estou bem esperançosa”, disse.

Jaine Gonçalves estava orgulhosa ao acompanhar o empenho da filha nos estudos ao longo do período que antecedeu o exame. “Essa prova é importante para mensurar o nível de conhecimento passado para os alunos. É bom ver minha filha estudando e se empenhando para realizar essa prova”, afirmou a moradora da Mumbuca, que levou sua filha para fazer o exame na Escola Joana Benedicta Rangel.

No ano de 2020, Matheus Araújo Silva, aluno da escola Municipal Anísio Teixeira, em Itaipuaçu, recebeu medalha de bronze na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Por causa da pandemia da convid-19, a cerimônia de premiação aconteceu em julho de 2022 no auditório do Colégio Militar e reuniu alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Sobre a prova da Obmep

A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e, neste ano, reuniu mais de 900 mil alunos classificados na 1ª fase. Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos. A olimpíada também tem objetivo de desenvolver a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª Obmep aconteceu no dia 30 de maio e classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas da olimpíada. Participaram da prova 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Fotos: Anselmo Mourão

Deixe uma resposta

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com