Maricá realiza vacinação contra a gripe em núcleos da Casa do Idoso

De acordo com o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, a ação é parte de um trabalho amplo de cuidado com a saúde e o bem-estar da pessoa idosa. Ele destacou que a vacina faz parte de uma abordagem que inclui ações físicas, mentais e preventivas. “Imunizar os nossos idosos significa dar mais qualidade de vida. Essa campanha ocorre de forma simultânea em todos os núcleos, ampliando a proteção. Em Maricá, nos preocupamos com o cuidado integral das pessoas da terceira idade”, afirmou.
Participação ativa da comunidade e continuidade da campanha
Nos centros de convivência da Casa do Idoso, muitos participantes ressaltaram a importância da iniciativa. Jovelina Pereira da Silva Bezerra, de 68 anos, frequentadora do núcleo do Centro, elogiou a campanha e compartilhou sua experiência. “Desde que comecei a me vacinar, não tive mais nenhum episódio grave de gripe. Esse serviço é essencial para nós. A Casa do Idoso é um espaço de cuidado e acolhimento, onde temos acesso a atividades que cuidam de todas as áreas da nossa vida”, disse a moradora.
Além da vacinação nos núcleos específicos da Casa do Idoso, a imunização contra a gripe segue disponível nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) de Maricá. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, e contempla diversos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Estão aptos a receber a dose trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses até 5 anos (completando no máximo 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, indivíduos imunocomprometidos, pessoas com deficiência e integrantes dos povos indígenas.
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade com foto, a caderneta de vacinação (se disponível) e um comprovante de enquadramento no grupo prioritário. As doses aplicadas nas Casas do Idoso seguirão disponíveis enquanto durarem os estoques, e os locais de atendimento incluem os bairros do Centro, Bambuí, Inoã, Itaipuaçu e Santa Paula.
A campanha de vacinação em Maricá se insere em uma estratégia mais ampla de saúde pública que busca reduzir os impactos de doenças respiratórias entre os grupos mais suscetíveis, prevenindo hospitalizações e complicações decorrentes da gripe. O município tem mantido o compromisso com a oferta regular de vacinas e ações de conscientização, com foco especial na população idosa e em outras pessoas com maior risco de agravamento da doença.
.