Shopee Esquenta 5.5
estado

Olimpíada Ciência & Arte tem inscrições abertas para a terceira edição

Com tema sobre mudanças climáticas, iniciativa da Fundação Cecierj busca integrar artes e ciências na formação de alunos do ensino fundamental.

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada Ciência & Arte foram abertas nesta terça-feira, 16 de abril, e seguem até o dia 12 de maio. A iniciativa, promovida pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, é voltada a estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de instituições públicas e privadas de todo o estado. Com o tema “Mudanças climáticas: ciências, artes e criatividade no enfrentamento da crise ambiental”, a edição de 2025 busca promover uma abordagem interdisciplinar entre ciência e expressão artística.

A proposta da olimpíada é fortalecer o ensino por meio da união entre duas áreas tradicionalmente ensinadas de forma separada. Desde a sua criação, em 2021, o evento se destacou por ser a primeira ação nacional a integrar de maneira equitativa as ciências e as artes, fomentando o desenvolvimento de competências criativas e analíticas em jovens estudantes.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio da plataforma SISOlimpíada, no site https://olimpiada.cecierj.edu.br/. Já o regulamento completo está disponível em https://www.cecierj.edu.br/olimpiada/.

O governador Cláudio Castro ressaltou a importância do projeto para o futuro dos estudantes e para o estado. “É muito importante que os nossos jovens estejam motivados e envolvidos com ações positivas e construtivas. A continuidade da Olimpíada Ciência & Arte é uma maneira de estimular novas vocações, que vão ajudar essas pessoas a se descobrirem culturalmente e profissionalmente. Desejo que o evento seja muito produtivo para os participantes e que traga novas respostas às necessidades do Rio de Janeiro”, afirmou.

Experiências que transformam alunos e professores

A Olimpíada não é voltada apenas para os estudantes. Professores também são protagonistas do processo e muitos acabam expandindo sua atuação pedagógica a partir do evento. É o caso de Larissa Romana, docente do Colégio Pedro II – Campus Realengo, que afirmou ter tido sua carreira impactada pela participação na olimpíada.

“Foi o primeiro grupo que orientei em uma olimpíada e, depois, em um projeto de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Com a evolução do trabalho, fomos contemplados com uma bolsa oferecida em parceria com o CNPq. A experiência estimulou o interesse pela pesquisa nos meus alunos e movimentou toda a comunidade escolar”, contou a professora.

Para a coordenadora da Olimpíada, Thelma Lopes, a edição deste ano será uma oportunidade valiosa. “O tema explora a criatividade nas artes e nas ciências para o enfrentamento da crise ambiental. Será uma rica oportunidade para os participantes e para nós, que poderemos nos surpreender com reflexões e soluções impensadas até então.”

Integração entre disciplinas e faixas etárias

O projeto também incentiva o trabalho colaborativo entre áreas distintas do conhecimento. Na Unidade de Trabalho Diferenciado da Prefeitura de Angra dos Reis, a olimpíada foi incorporada de forma interdisciplinar. Professores de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática se mobilizaram para montar equipes com alunos de diferentes séries, entre o 6º e o 9º ano.

Segundo o professor de Ciências Diogo Pinheiro, a proposta foi bem recebida. “Vimos que seria uma oportunidade muito boa de fazer um trabalho integrando as áreas e nos organizamos para incluir diferentes anos de escolaridade e, assim, diferentes faixas etárias”, explicou.

Ancorada nos valores olímpicos de cooperação, excelência e respeito, a Olimpíada Ciência & Arte aposta na pluralidade de ideias e no potencial transformador da educação. A expectativa da organização é que, com a abordagem interdisciplinar e temática atual, os projetos apresentados contribuam com soluções criativas e relevantes para questões ambientais urgentes.
.

Deixe uma resposta

Magazine Luiza