Shopee Esquenta 5.5
Geral

Papa Leão XIV faz primeiro discurso e pede união: “ajudem a construir pontes”

Novo pontífice exalta a paz, homenageia o papa Francisco e reforça papel missionário da Igreja em fala na Praça São Pedro.

“A paz esteja convosco.” Com essa saudação, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost iniciou nesta quinta-feira (8) seu primeiro discurso como papa, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. Escolhido no conclave para suceder Francisco, o novo pontífice adotou o nome Leão XIV e fez um apelo por diálogo e fraternidade, marcando o início de seu papado com uma mensagem centrada na construção de pontes entre os povos.

Leão XIV agradeceu aos cardeais que participaram da eleição e homenageou seu antecessor. “Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, declarou. Ele ainda recordou a última benção do papa emérito: “Mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma”.

Em uma fala que combinou firmeza espiritual e abertura ao diálogo, o novo papa afirmou: “Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir”.

Durante o discurso, Leão XIV se apresentou como “um filho de Santo Agostinho” e reforçou o chamado à missão evangélica. “Sou agostiniano. Santo Agostinho disse: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’. Neste sentido, podemos todos caminhar juntos, na direção da pátria que Deus nos preparou. Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos.”

A mensagem ganhou ainda mais simbolismo quando o papa alternou o italiano pelo espanhol para agradecer à diocese de Chiclayo, no Peru, onde atuou como administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, disse, emocionado.

Ao encerrar, Leão XIV fez referência ao dia devocional dedicado a Nossa Senhora de Pompeia. “Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar perto de nós. Quer nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Rezemos juntos por esta missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo.” O pontífice concluiu com a oração da Ave Maria, acompanhada em uníssono pelos fiéis presentes.
.

Deixe uma resposta

Magazine Luiza