Maio Amarelo: Governo do RJ amplia campanha por um trânsito mais seguro
O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou, em maio, a mobilização pela segurança no trânsito como parte do movimento internacional Maio Amarelo. A edição de 2025 traz como lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e busca sensibilizar motoristas, pedestres e ciclistas por meio de eventos interativos, palestras, campanhas em vias públicas e atividades educativas para todas as idades.
A abertura oficial da campanha ocorreu no dia 2 de maio, com a iluminação de monumentos e prédios públicos em amarelo. Na mesma semana, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran RJ) realizou a ação “Sopro pela Vida”, na Lapa, zona central do Rio. A iniciativa promoveu testes com bafômetros em bares e restaurantes, em parceria com a Operação Lei Seca, além de atividades educativas com instituições como Cedae, CET-Rio, Rio Ônibus e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Outro destaque da programação foi o Fórum Maio Amarelo – Desacelere, realizado em 8 de maio, no INTO. O encontro discutiu os desafios da mobilidade urbana no Rio de Janeiro e reuniu especialistas e representantes de órgãos como o Detran RJ e a Operação Lei Seca. O objetivo foi fomentar o debate sobre segurança viária, comportamentos de risco e inclusão nas políticas públicas de trânsito.
Atividades visam conscientizar diferentes faixas etárias
A campanha prevê ainda uma série de ações ao longo do mês. Entre elas, está a simulação de um resgate de vítimas de acidente de trânsito, realizada pelo Detran RJ em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Também estão programadas atividades voltadas a motociclistas, crianças e ciclistas, como distribuição de equipamentos de segurança, palestras em escolas, autoescolas e empresas, escolinha de trânsito, passeios ciclísticos, caminhadas culturais e a Olimpíada de Motoristas.
No dia 25 de maio, a Quinta da Boa Vista, no Rio, será palco do evento “Dia de Lazer com a Lei Seca”, das 10h às 14h. A programação contará com o “Circuito de Alcoolemia”, que simula os efeitos do álcool com óculos de realidade virtual; apresentações da banda Samba Presente, formada por policiais; atividades lúdicas de trânsito para crianças; distribuição de balões e testes gratuitos de bafômetro.
Segundo o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, o Maio Amarelo é essencial para promover uma mudança de mentalidade. “Temos intensificado nossas ações educativas, focando na prevenção e mudança de comportamento. Queremos despertar a atenção de todos para a responsabilidade no trânsito”, afirmou.
Jovens e motociclistas concentram maior número de vítimas
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde mostram a gravidade da situação: entre janeiro e março de 2025, os hospitais estaduais com emergência para trauma atenderam quase 8 mil vítimas de acidentes de trânsito. O Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, lidera com mais de 1.300 atendimentos, sendo a maioria de motociclistas.
Informações do Corpo de Bombeiros revelam que 72,03% dos acidentes registrados no período envolveram motos. Foram 6.261 colisões entre carros e motos, 3.897 quedas de moto e 996 acidentes envolvendo apenas motocicletas. O número crescente de ocorrências levou à priorização desse grupo nas ações do Maio Amarelo.
Em 2024, o estado do Rio de Janeiro registrou 23.761 acidentes, um aumento de 13,84% em relação ao ano anterior. Houve ainda 27.747 feridos (alta de 16,4%) e 2.230 mortes (crescimento de 10,9%). Cerca de 45% dos casos ocorreram na capital e 34% na Região Metropolitana.
De acordo com o Detran RJ, 62% dos acidentes em 2024 envolveram homens jovens entre 18 e 29 anos. As vias com maior número de registros incluem a Avenida Brasil, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Presidente Dutra, Avenida das Américas, BR-040, Linha Amarela, Linha Vermelha, Avenida Dom Helder Câmara, Presidente Vargas e Pastor Martin Luther King.
.